Seis meses após o lançamento de sua versão Creators, 1703, o Windows 10 Mobile está prestes a ser contemplado com a atualização Fall Creators, 1709, que trará novidades significativas relacionadas às configurações de sistema, Continuum e UWP.

Assim, resolvi consolidar as informações sobre novas funcionalidades lançadas em versões de testes do Windows 10 Mobile Fall Creators. Todas disponibilizadas através do Programa Windows Insider até esta data.

Informações acerca das dezenas de correções aplicadas no período, podem ser facilmente encontradas na busca do blog. Digitem as palavras-chave “Fast ring” e voilà!

Quanto ao ciclo de vida da atualização, 10/12/2019 é a data de término do suporte base.

Segue changelog do Windows 10 Mobile Fall Creators Update:

  • Alterne entre modos retrato e paisagem no Continuum

Exibição no modo paisagem, em monitor com orientação retrato:

retrato errado continuum

Com a atualização, a exibição passa a ser essa:

retrato correto continuum

Habilite a configuração em Configurações > Sistema > Tela, em seu dispositivo, e altere a orientação de tela para “Retrato”. Depois pressione “aplicar”.

configurações retrato continuum

Se seu celular estiver conectado a monitor via cabo, será necessária desconexão, seguida de reconexão, de cabo ao monitor externo. Depois pressione OK para alterar a orientação de tela. Se estiver conectado a monitor via Wi-Fi, será necessária desconexão, seguida de reconexão, ao monitor sem fio. Uma vez realizada a operação, o celular manterá a configuração para um mesmo monitor.

  • Emoji 5.0: adicionado suporte à atualização Unicode mais recente. São acessíveis a partir do teclado e do Emoji Panel. O design dos originais Microsoft foi aperfeiçoado para garantir uniformidade em outras plataformas (o estilo Windows foi mantido).

Novos emojis incluem:

emojis1

Exemplos de emojis atualizados – Antes:

emojis2

Depois:

emojis3

  • Calendário lunar chinês: adicionado suporte ao aplicativo Universal nativo Calendário. Seguem instruções para habilitá-lo.
  1. Abra o app
  2. Selecione Configurações > Configurações de Calendário
  3. Habilite “Calendários Alternativos” e selecione Chinês e Lunar no menu dropdown
  4. Voilà!

calendário chinês

calendário chinês2

  • Autenticação de dois fatores: a política de Mobile Device Management (MDM) das organizações ganha desbloqueio de dois fatores para smartphones Windows 10 Mobile (o segundo fator será definido pela empresa, que virá logo após PIN numérico, e poderá consistir, por exemplo, em uma tag NFC).
  • AppLocker aperfeiçoado: prompt de alerta ganha nova interface de usuário, e, o AppLocker, scripts MDM SyncML (CSP 1 e CSP 2).

applocker1

  • Melhorias relacionadas a recursos de VPN: confiabilidade de conexão, IKEv2 aperfeiçoado (VPN completa ações pendentes antes de hibernar e desconectar, e reconecta automaticamente ao retomar), tunelamento aperfeiçoado para a UWP, ganha melhorias relacionadas a proxy para perfis de VPN da UWP, e habilitação de uso de MMS, quando de conexão via VPN.

Fonte: Microsoft.