A Microsoft disponibilizou hoje para download a build 15240 do Windows 10 Mobile pelo Fast ring do Programa Windows Insider. A disponibilidade se dará em etapas e, em alguns casos, apenas começará a se manifestar amanhã pela manhã, informa a Microsoft. Segue changelog.

Novidades

Emoji 5.0: adicionado suporte à atualização Unicode mais recente. São acessíveis a partir do teclado e do Emoji Panel. O design dos originais Microsoft foi aperfeiçoado para garantir uniformidade em outras plataformas (o estilo Windows foi mantido).

Novos emojis incluem:

emojis1

Exemplos de emojis atualizados – Antes:

emojis2

Depois:

emojis3

Calendário lunar chinês: adicionado suporte ao aplicativo Universal nativo Calendário. Seguem instruções para habilitá-lo.

  1. Abra o app
  2. Selecione Configurações > Configurações de Calendário
  3. Habilite “Calendários Alternativos” e selecione Chinês e Lunar no menu dropdown
  4. Voilà!

calendário chinês

calendário chinês2

Prós

  • Corrigida falha em que aplicativos salvos no cartão SD eventualmente provocavam o erro 8007000B, quando da tentativa de atualização dos mesmos. Os apps serão agora atualizados normalmente.
  • Corrigida falha em que o ícone do Windows Update não era exibido, tanto em novas notificações, quanto na página referente às Configurações > Sistema > Notificações e ações.

Contras

  • O Narrador, ocasionalmente, dirá frases em inglês, ao invés de no idioma de escolha.
  • Há problemas com o HP Elite x3, quando em dock com fio, relacionados à novidade “orientação de tela em modo retrato”, quando em Continuum. Solução temporária é reiniciar o celular e pressionar OK, ao invés de desconectar e, em seguida, reconectar, o que será necessário todas as vezes, neste caso.
  • A instalação, ou atualização, de aplicativo a partir da Loja, eventualmente incidirá em erro 80070057. Solução temporária é desinstalar versão obsoleta e instalar a mais recente.

Fonte: Microsoft via MSPoweruser.