A Microsoft disponibilizou ontem para download a build 15235 do Windows 10 Mobile pelo Fast ring do Programa Windows Insider. Segue changelog.

Novidades

Alterne entre modos retrato e paisagem no Continuum

Exibição no modo paisagem, em monitor com orientação retrato:

retrato errado continuum

Com a atualização, a exibição passa a ser essa:

retrato correto continuum

Habilite a configuração em Configurações > Sistema > Tela, em seu dispositivo, e altere a orientação de tela para “Retrato”. Depois pressione “aplicar”.

configurações retrato continuum

Se seu celular estiver conectado a monitor via cabo, será necessária desconexão, seguida de reconexão, de cabo ao monitor externo. Depois pressione OK para alterar a orientação de tela. Se estiver conectado a monitor via Wi-Fi, será necessária desconexão, seguida de reconexão, ao monitor sem fio. Uma vez realizada a operação, o celular manterá a configuração para um mesmo monitor.

Prós

  • A build 15235 inclui todas as melhorias implementadas em KB4025342.
  • Corrigida falha relacionada a downloads de aplicativos grandes. Prompt de memória insuficiente poderia vir a ser exibido inesperada e incorretamente em casos de memória livre.
  • Corrigida falha relacionada à instalação de aplicativos (particularmente jogos) a partir da Loja. A mensagem “Erro, veja detalhes” era eventualmente exibida.
  • Corrigida falha em que a tela do dispositivo passava a não poder ser desbloqueada, uma vez desligado o Windows Hello nas configurações.
  • Corrigida falha, relacionada à configuração com interação da Cortana, em que a assistente afirmava em voz alta: “Sua região está configurada para”, depois questionava: “Isso está correto?”.
  • Corrigida falha relacionada à localização (configurações do sistema) na Turquia.

Contras

  • Há problemas com o HP Elite x3, quando em dock com fio, relacionados à novidade acima “orientação de tela em modo retrato”, quando em Continuum. Solução temporária é reiniciar o celular e pressionar OK, ao invés de desconectar e, em seguida, reconectar, o que será necessário todas as vezes, neste caso.
  • Aplicativos salvos no cartão SD, eventualmente provocarão o erro 8007000B, quando da tentativa de atualização dos mesmos. Solução temporária é salvá-los na memória interna, atualizá-los, depois novamente salvá-los no cartão.

Fonte: Microsoft via MSPoweruser.