A Microsoft acaba de liberar o Update Creators do Windows 10 Mobile para download – Build 15063.251. A disponibilidade se dará em etapas, podendo variar de acordo com fabricante, modelo, país, ou região, operadora de telefonia, ou provedor de serviço, software específico instalado, limitações de hardware e outros fatores, como feedback de clientes.

A atualização traz novidades significativas relacionadas às configurações de sistema, navegador Microsoft Edge, UUP, UWP e Cortana.

creators mobile

Segue lista de dispositivos elegíveis e changelog.

HP Elite x3
Microsoft Lumia 550
Microsoft Lumia 640/640XL
Microsoft Lumia 650
Microsoft Lumia 950/950 XL
Alcatel IDOL 4S
Alcatel OneTouch Fierce XL
SoftBank 503LV
VAIO Phone Biz
MouseComputer MADOSMA Q601
Trinity NuAns NEO

  • A Microsoft está harmonizando os sons do Windows 10 para PCs com os do Windows 10 Mobile. Confiram os novos sons incluídos na lista em Configurações > Personalização > Sons.
  • Snooze no Microsoft Edge: debuta nova funcionalidade experimental no menu do navegador Microsoft Edge, que ativa a Cortana e possibilita configuração de lembrete para afazeres relacionados à página visitada.
  • Página de configurações de Wi-Fi atualizada: estreiam configurações de Wi-Fi semelhantes às do Windows 10 para PC, em substituição às atuais. A novidade traz recursos de suporte a conexões limitadas, automáticas, WPS e configurações adicionais.
  • Unified Update Platform: esta build do Windows 10 Mobile está sendo liberada para download através do novo sistema de publicação de atualização Unified Update Platform (UUP).
  • Leitura de livros no formato EPUB, no navegador MS-Edge do celular: ao se abrir e-book no Edge, o usuário passa agora a contar com experiência de leitura personalizável (opções de tamanho de fonte, texto, temas – claro, escuro e sépia – , favoritos, função localizar e integração com Cortana – para significado de palavras).
  • Ampliação de texto e zoom: com base no feedback de usuários, passa a ser possível, no navegador Microsoft Edge, dar-se zoom em qualquer webpage, independentemente das configurações de zoom definidas pelo website. Páginas são agora ampliáveis a até 500%. Devido a isto, o Edge não mais amplia texto automaticamente, quando o usuário habilita a opção Facilidade de Acesso visando ao aumento de tamanho do texto, uma vez que pode-se dar zoom para atingir o tamanho desejado. Esta é resposta a feedback de usuários, segundo os quais as configurações de zoom da Facilidade de Acesso faziam com que páginas da web fossem renderizadas incorretamente.
  • Aplicativos para Websites: ao se acessar link para website, que possua suporte a web-to-app linking, a respectiva página será aberta no aplicativo correspondente.
  • Aperfeiçoamento da barra de rolagem para a Plataforma Universal Windows (UWP): foi aperfeiçoada a barra de rolagem para se garantir sua disponibilidade, quando necessária, enquanto ocupa área menor, produzindo brilho intermitente menos frequente.
  • Novas APIs de GATT de Bluetooth: desenvolvedores passam a poder habilitar servidores de GATT, “role” de “Bluetooth LE Peripheral” e conectividade de dispositivo Bluetooth LE não pareado. Novo SDK foi disponibilizado no dia 13 de janeiro. Busquem por versão 15003, ou superior.
  • Sincronize suas configurações lançando mão da Azure Active Directory (AAD) Identity: passa a ser possível se sincronizar configurações de celulares, conectados através do AAD, utilizando-se o recurso Enterprise State Roaming. Senhas, perfis de Wi-Fi, favoritos do Edge, Lista de leitura do Edge e dados de aplicativos podem ser sincronizados entre dispositivos móveis e PCs. Para tal, a funcionalidade Sync deve estar ativa tanto nos celulares, quanto nos PCs em Configurações > Contas > Sincronize suas Configurações.
  • Reset de App: caso algum app Universal (UWP) apresente falha, abra Configurações > Sistema > Armazenamento e navegue até o mesmo. Nas configurações avançadas do aplicativo, é exibida agora nova opção “reset”. Ao se pressionar o botão, a cache do app será apagada. O efeito é o mesmo que o de reinstalação.
  • Cortana ama música: o usuário passa a poder controlar reprodução de música por comando de voz através da Cortana (norte-americana apenas). A Microsoft habilitou compatibilidade com os apps iHeartRadio e TuneIn Radio. Enquanto escuta música em um destes, o usuário pode utilizar sua voz para controlar reprodução e volume. Para estações de rádio, debuta o novo comando “What’s Playing”? Tente dizer “Hey, Cortana, What’s Playing”? e irá funcionar para todos os aplicativos que estiverem reproduzindo música.
  • Logue-se à Cortana lançando mão da Azure Active Directory Identity: este recurso permitirá, que o usuário se logue à Cortana com Work ou School Accounts, ao invés da Conta Microsoft, permitindo o uso da assistente mesmo se sua empresa não oferecer suporte à Conta Microsoft. Para tal, acesse, no Caderno da Cortana, a seção “About Me” (Sobre mim) e logue-se.
  • Opções recorrentes para os Lembretes da Cortana: lembretes baseados em ocorrências frequentes, tais como “todo mês”, “todo ano”, passam agora a estar disponíveis.
  • Web Payments: MS-Edge ganha suporte, em preview, para a nova API Payment Request. A API possibilita checkouts mais fáceis a partir de preferências de pagamento e envio armazenadas no app Carteira. A informação de pagamento não será processada ainda.
  • Legibilidade aperfeiçoada para apps Universais em alto contraste: o framework da XAML exibirá agora camada opaca atrás de textos e forçará interface semi-transparente a ser totalmente opaca, fosca. Aplicativos terão a possibilidade de conter configuração, que desativará o recurso em futuro SDK.
  • Novas Configurações: páginas das configurações agora contêm informação adicional à direita, ou embaixo, provendo links para suporte, feedback, e qualquer outra configuração relacionada. Outra novidade: configurações de aplicativos, anteriormente situadas na seção Sistema, ganham agora categoria própria chamada Aplicativos.
  • Configurações de dispositivo atualizadas: a nova experiência proporcionada pelas configurações de dispositivo combina as páginas de bluetooth e dispositivos conectados para oferecer, em único local, gerenciamento de dispositivos e periféricos. Dispositivos bluetooth de áudio também poderão ser conectados e desconectados ali. O fluxo para se adicionar conexão de novo dispositivo foi atualizado.
  • Nova opção para se pausar updates: nova opção de se pausar atualizações por até 35 dias foi adicionada a Configurações > Atualização e segurança > Atualização do telefone. Pressione “Avançadas”. Dispositivos gerenciados por empresas desfrutarão o recurso.
  • Criptografe seu cartão SD: empresas necessitam frequentemente garantir, que dispositivos com acesso a dados sensíveis possuam a Criptografia do dispositivo ativada, para que seus dados sejam mantidos protegidos contra ataques offline. Com a build 15007, dispositivos Windows 10 Mobile gerenciados por empresas agora podem ter seus cartões SD criptografados em Configurações > Atualização e Segurança > Criptografia do dispositivo. Ao implantarem políticas de gerenciamento de dispositivo móvel (MDM), empresas podem requerer, que cartões SD sejam criptografados. Backup na nuvem de dados do cartão SD é fortemente recomendado neste caso.
  • Tela de espera (Glance Screen) aperfeiçoada: a opção “sempre exibir Tela de espera ao carregar bateria” está de volta em Configurações > Personalização > Tela de espera.
  • Compre e leia e-books no Update Creators do Windows 10: Windows Insiders, nos Estados Unidos, podem agora comprar e-books diretamente na Loja e lê-los no MS-Edge. Após comprá-los, o usuário encontrará seus livros na Livraria, novo hub do MS-Edge localizado ao lado dos Favoritos, Histórico, Downloads e Lista de leitura.
  • Experiência de leitura interativa: para navegar por um e-book, o usuário pode utilizar a tabela de conteúdos, ou barra de busca embaixo do navegador. Busca por palavras, frases, perguntas à Cortana para definir palavras específicas, visualização de vídeo e conteúdo de áudio estão disponíveis. E, claro, retomada de leitura do ponto onde se parou, da última vez, e marcação de páginas mais interessantes, assim como leitura offline.
  • Ferramentas de aprendizado: o usuário pode espaçar texto para otimizar a fluência de leitura e se beneficiar de tipografia feita sob medida para aumentar a eficiência de leitura.
  • Personalização: o Microsoft Edge é construído para leitura de conteúdo digital em dispositivos Windows 10. Alteração de fonte, temas, tamanho de texto, controle de navegação estão disponíveis.
  • Suporte a formato EPUB: adicionalmente a arquivos PDF e livros comprados na Loja – a leitura de e-books não protegidos no formato EPUB está disponível no MS-Edge.
  • Configurações de Wi-Fi unificadas na seção “Serviços de Wi-Fi”: os serviços Sensor de Wi-Fi e Wi-Fi Pago estão localizados em mesma seção denominada “Serviços de Wi-Fi” (Configurações > Rede e Internet > Wi-Fi). A nomenclatura foi alterada de Sensor de Wi-Fi para “Conecte-se a hotspots sugeridos”.
  • Microsoft Edge agora lê em voz alta: o navegador MS-Edge passa a ser capaz de ler e-books em voz alta*! À abertura de e-book, novo botão, referente à funcionalidade, passa a ser exibido no canto superior direito – pressione-o e voilà. Arquivos EPUB também são contemplados. *Suporte aos seguintes idiomas: ar-EG, ca-ES, da-DK, de-DE, en-AU, en-CA, en-GB, en-IN, en-US, es-ES, es-MX, fi-FI, fr-CA, fr-FR, it-IT, ja-JP, nb-NO, nl-BE, nl-NL, pt-BR, pt-PT, sv-SE, tr-TR, zh-CN.
  • Microsoft Edge e emoji: o navegador Edge irá agora exibir atualizados e coloridos emojis.
    Hub de Feedback ganha “Coleções”: nova versão do app aterrissa visando à redução do número de feedbacks em duplicidade/ idênticos/ similares. Versão 1.1612.10251.0.
  • Nova opção de áudio em mono chega às configurações de Facilidade de Acesso: acesse-a em Configurações > Facilidade de Acesso > Outras opções.
  • Novo ícone Compartilhar: a Microsoft está lançando novo ícone para a funcionalidade. Aplicativos, que se utilizem do glifo em fonte Segoe MDL2 serão atualizados automaticamente.
  • Experiência de leitura aperfeiçoada no Microsoft Edge: ao se virar páginas de um livro em formato EPUB, durante leitura em voz alta, no Microsoft Edge, o assistente digital de leitura pulará para as páginas correspondentes; e se o usuário alterou as configurações de leitura em voz alta, quando lendo EPUB no Microsoft Edge, essas serão mantidas em subsequentes acessos a eBooks.

Fonte: Microsoft.