A Microsoft disponibilizou ontem para download a build 15055 do Windows 10 Mobile pelo Fast ring do programa Windows Insider. Segue changelog da compilação, que conta, pela primeira vez, com novo número de versão, 1703 – ref. ao Update Creators.

Prós

  • Corrigida falha de builds recentes em que o controle de volume poderia vir a parar de responder ao se alterar um endpoint (por exemplo, após se conectar headphones), quando da reprodução de música no Groove Música.
  • A confiabilidade do recurso fala foi aperfeiçoada. Foi corrigido bug em que a Cortana inesperadamente falhava, apresentando erro de conexão.
  • Corrigida falha em que interações de fala multivolta da Cortana não funcionavam (por exemplo, quando da criação cadenciada de lembrete, ao invés da criação “de primeira” do lembrete – esse é aquele caso em que o usuário solicita à Cortana, e.g., envio de mensagem a fulano. Daí ela retruca: – a quem devo enviar a mensagem? Após já ter sido dito o nome do destinatário e a mensagem, ambos. Ela registra, eventualmente, apenas uma das solicitações, quando ditas de uma só vez).

Contras

  • A Microsoft descobriu bug, que impede a execução de tarefas em segundo plano. A funcionalidade do OneDrive “sincronização” da pasta rolo da Câmera é exemplo disso. Solicita-se, que se confira se o processo de sincronia foi levado a cabo em builds Insider recentes. A Microsoft informa, que build vindoura contemplará correção.
  • Caso seu dispositivo esteja “sofrendo” reinicializações inesperadas, em alguns casos, poderá ocorrer perda de histórico de chamadas, mensagens de texto e email. A Microsoft informa estar investigando a falha no momento, e solicita feedback através do Hub de Feedback.
  • Há bug nesta build, que pode resultar em não execução de certos aplicativos nativos pré-instalados. A Loja é exemplo. Não há como resetá-la. A falha também impede atualizações através da Loja, nos casos em que a mesma é executada com sucesso. Solução temporária é desinstalar e reinstalar apps através da Loja. A Microsoft informa, que solução para o problema virá já na próxima build.
  • Pacotes de falas talvez não sejam baixáveis nesta build.
  • Alguns usuários relatam, que páginas, no MS-Edge, estão constante e inesperadamente sendo atualizadas e recarregadas durante rolagem de tela. A Microsoft informa estar investigando o problema.

Fonte: Microsoft.