Seis meses após o lançamento de sua versão de aniversário, 1607, o Windows 10 Mobile está prestes a ser contemplado com a atualização Creators, que trará novidades significativas relacionadas às configurações de sistema, navegador Microsoft Edge, UUP*, UWP e Cortana.

Assim, resolvi consolidar as informações sobre novas funcionalidades lançadas em versões de testes do Windows 10 Mobile Creators. Todas disponibilizadas através do Programa Windows Insider até esta data.

Informações acerca das dezenas de correções aplicadas no período, podem ser facilmente encontradas na busca do blog. Digitem as palavras-chave “Fast ring” e voilà!

Segue changelog do Windows 10 Mobile Creators Update:

  • A Microsoft está harmonizando os sons do Windows 10 para PCs com os do Windows 10 Mobile. Confiram os novos sons incluídos na lista em Configurações > Personalização > Sons.
  • Snooze no Microsoft Edge: debuta nova funcionalidade experimental no menu do navegador Microsoft Edge, que ativa a Cortana e possibilita configuração de lembrete para afazeres relacionados à página visitada.
  • Página de configurações de Wi-Fi atualizada: estreiam configurações de Wi-Fi semelhantes às do Windows 10 para PC, em substituição às atuais. A novidade traz recursos de suporte a conexões limitadas, automáticas, WPS e configurações adicionais.
  • Unified Update Platform: esta build do Windows 10 Mobile está sendo liberada para download através do novo sistema de publicação de atualização Unified Update Platform (UUP*). Confiram artigo sobre a funcionalidade neste link.
  • Leitura de livros no formato EPUB, no navegador MS-Edge do celular: ao se abrir e-book no Edge, o usuário passa agora a contar com experiência de leitura personalizável (opções de tamanho de fonte, texto, temas – claro, escuro e sépia – , favoritos, função localizar e integração com Cortana – para significado de palavras).
  • Ampliação de texto e zoom: com base no feedback de usuários, passa a ser possível, no navegador Microsoft Edge, dar-se zoom em qualquer webpage, independentemente das configurações de zoom definidas pelo website. Páginas são agora ampliáveis a até 500%. Devido a isto, o Edge não mais amplia texto automaticamente, quando o usuário habilita a opção Facilidade de Acesso visando ao aumento de tamanho do texto, uma vez que pode-se dar zoom para atingir o tamanho desejado. Esta é resposta a feedback de usuários, segundo os quais as configurações de zoom da Facilidade de Acesso faziam com que páginas da web fossem renderizadas incorretamente.
  • Aplicativos para Websites: ao se acessar link para website, que possua suporte a web-to-app linking, a respectiva página será aberta no aplicativo correspondente.
  • Aperfeiçoamento da barra de rolagem para a Plataforma Universal Windows (UWP): foi aperfeiçoada a barra de rolagem para se garantir sua disponibilidade, quando necessária, enquanto ocupa área menor, produzindo brilho intermitente menos frequente.
  • Novas APIs de GATT de Bluetooth: desenvolvedores passam a poder habilitar servidores de GATT, “role” de “Bluetooth LE Peripheral” e conectividade de dispositivo Bluetooth LE não pareado. Novo SDK foi disponibilizado no dia 13 de janeiro. Busquem por versão 15003, ou superior.
  • Sincronize suas configurações lançando mão da Azure Active Directory (AAD) Identity: passa a ser possível se sincronizar configurações de celulares, conectados através do AAD, utilizando-se o recurso Enterprise State Roaming. Senhas, perfis de Wi-Fi, favoritos do Edge, Lista de leitura do Edge e dados de aplicativos podem ser sincronizados entre dispositivos móveis e PCs. Para tal, a funcionalidade Sync deve estar ativa tanto nos celulares, quanto nos PCs em Configurações > Contas > Sincronize suas Configurações.
  • Reset de App: caso algum app Universal (UWP) apresente falha, abra Configurações > Sistema > Armazenamento e navegue até o mesmo. Nas configurações avançadas do aplicativo, é exibida agora nova opção “reset”. Ao se pressionar o botão, a cache do app será apagada. O efeito é o mesmo que o de reinstalação.
  • Cortana ama música: o usuário passa a poder controlar reprodução de música por comando de voz através da Cortana (norte-americana apenas). A Microsoft habilitou compatibilidade com os apps iHeartRadio e TuneIn Radio. Enquanto escuta música em um destes, o usuário pode utilizar sua voz para controlar reprodução e volume. Para estações de rádio, debuta o novo comando “What’s Playing”? Tente dizer “Hey, Cortana, What’s Playing”? e irá funcionar para todos os aplicativos que estiverem reproduzindo música.
  • Logue-se à Cortana lançando mão da Azure Active Directory Identity: este recurso permitirá, que o usuário se logue à Cortana com Work ou School Accounts, ao invés da Conta Microsoft, permitindo o uso da assistente mesmo se sua empresa não oferecer suporte à Conta Microsoft. Para tal, acesse, no Caderno da Cortana, a seção “About Me” (Sobre mim) e logue-se.
  • Opções recorrentes para os Lembretes da Cortana: lembretes baseados em ocorrências frequentes, tais como “todo mês”, “todo ano”, passam agora a estar disponíveis.
  • Web Payments: MS-Edge ganha suporte, em preview, para a nova API Payment Request. A API possibilita checkouts mais fáceis a partir de preferências de pagamento e envio armazenadas no app Carteira. A informação de pagamento não será processada ainda.
  • Legibilidade aperfeiçoada para apps Universais em alto contraste: o framework da XAML exibirá agora camada opaca atrás de textos e forçará interface semi-transparente a ser totalmente opaca, fosca. Aplicativos terão a possibilidade de conter configuração, que desativará o recurso em futuro SDK.
  • Novas Configurações: páginas das configurações agora contêm informação adicional à direita, ou embaixo, provendo links para suporte, feedback, e qualquer outra configuração relacionada. Outra novidade: configurações de aplicativos, anteriormente situadas na seção Sistema, ganham agora categoria própria chamada Aplicativos.
  • Configurações de dispositivo atualizadas: a nova experiência proporcionada pelas configurações de dispositivo combina as páginas de bluetooth e dispositivos conectados para oferecer, em único local, gerenciamento de dispositivos e periféricos. Dispositivos bluetooth de áudio também poderão ser conectados e desconectados ali. O fluxo para se adicionar conexão de novo dispositivo foi atualizado.
  • Nova opção para se pausar updates: nova opção de se pausar atualizações por até 35 dias foi adicionada a Configurações > Atualização e segurança > Atualização do telefone. Pressione “Avançadas”. Dispositivos gerenciados por empresas desfrutarão o recurso.
  • Criptografe seu cartão SD: empresas necessitam frequentemente garantir, que dispositivos com acesso a dados sensíveis possuam a Criptografia do dispositivo ativada, para que seus dados sejam mantidos protegidos contra ataques offline. Com a build 15007, dispositivos Windows 10 Mobile gerenciados por empresas agora podem ter seus cartões SD criptografados em Configurações > Atualização e Segurança > Criptografia do dispositivo. Ao implantarem políticas de gerenciamento de dispositivo móvel (MDM), empresas podem requerer, que cartões SD sejam criptografados. Backup na nuvem de dados do cartão SD é fortemente recomendado neste caso.
  • Tela de espera (Glance Screen) aperfeiçoada: a opção “sempre exibir Tela de espera ao carregar bateria” está de volta em Configurações > Personalização > Tela de espera.
  • Compre e leia e-books no Update Creators do Windows 10: Windows Insiders, nos Estados Unidos, podem agora comprar e-books diretamente na Loja e lê-los no MS-Edge. Após comprá-los, o usuário encontrará seus livros na Livraria, novo hub do MS-Edge localizado ao lado dos Favoritos, Histórico, Downloads e Lista de leitura.
  • Experiência de leitura interativa: para navegar por um e-book, o usuário pode utilizar a tabela de conteúdos, ou barra de busca embaixo do navegador. Busca por palavras, frases, perguntas à Cortana para definir palavras específicas, visualização de vídeo e conteúdo de áudio estão disponíveis. E, claro, retomada de leitura do ponto onde se parou, da última vez, e marcação de páginas mais interessantes, assim como leitura offline.
  • Ferramentas de aprendizado: o usuário pode espaçar texto para otimizar a fluência de leitura e se beneficiar de tipografia feita sob medida para aumentar a eficiência de leitura.
  • Personalização: o Microsoft Edge é construído para leitura de conteúdo digital em dispositivos Windows 10. Alteração de fonte, temas, tamanho de texto, controle de navegação estão disponíveis.
  • Suporte a formato EPUB: adicionalmente a arquivos PDF e livros comprados na Loja – a leitura de e-books não protegidos no formato EPUB está disponível no MS-Edge.
  • Configurações de Wi-Fi unificadas na seção “Serviços de Wi-Fi”: os serviços Sensor de Wi-Fi e Wi-Fi Pago estão localizados em mesma seção denominada “Serviços de Wi-Fi” (Configurações > Rede e Internet > Wi-Fi). A nomenclatura foi alterada de Sensor de Wi-Fi para “Conecte-se a hotspots sugeridos”.
  • Microsoft Edge agora lê em voz alta: o navegador MS-Edge passa a ser capaz de ler e-books em voz alta*! À abertura de e-book, novo botão, referente à funcionalidade, passa a ser exibido no canto superior direito – pressione-o e voilà. Arquivos EPUB também são contemplados. *Suporte aos seguintes idiomas: ar-EG, ca-ES, da-DK, de-DE, en-AU, en-CA, en-GB, en-IN, en-US, es-ES, es-MX, fi-FI, fr-CA, fr-FR, it-IT, ja-JP, nb-NO, nl-BE, nl-NL, pt-BR, pt-PT, sv-SE, tr-TR, zh-CN.
  • Microsoft Edge e emoji: o navegador Edge irá agora exibir atualizados e coloridos emojis.
  • Hub de Feedback ganha “Coleções”: nova versão do app aterrissa visando à redução do número de feedbacks em duplicidade/ idênticos/ similares. Versão 1.1612.10251.0.
  • Nova opção de áudio em mono chega às configurações de Facilidade de Acesso: acesse-a em Configurações > Facilidade de Acesso > Outras opções.
  • Novo ícone Compartilhar: a Microsoft está lançando novo ícone para a funcionalidade. Aplicativos, que se utilizem do glifo em fonte Segoe MDL2 serão atualizados automaticamente. Leia mais sobre a mudança aqui.
  • Experiência de leitura aperfeiçoada no Microsoft Edge: ao se virar páginas de um livro em formato EPUB, durante leitura em voz alta, no Microsoft Edge, o assistente digital de leitura pulará para as páginas correspondentes; e se o usuário alterou as configurações de leitura em voz alta, quando lendo EPUB no Microsoft Edge, essas serão mantidas em subsequentes acessos a eBooks.

Fonte: Microsoft.