A Microsoft está trabalhando em nova experiência desktop para dispositivos Windows 10 Mobile, de codinome Andrômeda. Andrômeda será importante para o Windows 10 Mobile, porque introduzirá experiência verdadeiramente universal para usuários, informou ontem o site MSPoweruser. Detalhes sobre a atualização ainda são escassos.

O Windows 10 é um sistema operacional universal (OneCore), mas a Microsoft ainda conta com suas diferentes aparências e estruturas de objetos em dispositivos móveis, HoloLens, Xbox, IoT e PCs.

Com a Andrômeda, a Microsoft trará melhorias significativas para o recurso Continuum do Windows 10 Mobile. A nova experiência contará com suporte multi-janela, Barra de tarefas completa, notificações do tipo toast e Action Center atualizado, com interface de usuário (quase) idêntica à área de trabalho de PCs Windows 10. A Microsoft chegou a dar pistas sobre a novidade na Ignite 2016.

Andrômeda é parte de algo maior, em que a Microsoft vem trabalhando já há algum tempo – “Composable Shell” (também conhecida como CShell). A “Composable Shell” será adaptável para permitir, que o Windows 10 se ajuste ao dispositivo no qual estiver sendo executado. Única para qualquer dispositivo. Na verdade, partes da “Composable Shell” já se encontram hoje em bibliotecas dinâmicas do Windows 10, recentemente descobertas pelo entusiasta WalkingCat.

É provável que a Microsoft fale sobre seus planos para a “Composable Shell”, ou Andrômeda, na Build 2017. Tanto a “Composable Shell”, quanto Andrômeda, muito provavelmente não darão as caras antes do Update “Redstone 3” do Windows 10 Mobile, esperado para o fim de 2017.

Fonte: via MSPoweruser.