Ontem na WinHEC, a Qualcomm e a Microsoft anunciaram parceria, que resultará em versão full do Windows 10 a ser processada por chipset Snapdragon. Serão os primeiros processadores baseados em ARM a oferecer suporte ao Windows 10, o que poderá vir a ocorrer já em 2017, segundo as empresas.

A Qualcomm anunciou, que seus processadores de próxima geração poderão executar aplicativos Win32 através de emulação x86 no Windows 10. Como resultado, os processadores Snapdragon da Qualcomm poderão executar aplicativos desktop, como o Photoshop, ou Office. No evento, a Microsoft demonstrou Adobe Photoshop sendo executado em dispositivo Snapdragon (PC).

Cristiano Amon, vice-presidente executivo da Qualcomm Technologies e presidente da Qualcomm CDMA, afirmou:

“Os processadores Qualcomm Snapdragon oferecem alguns dos recursos de computação móvel mais avançados do mundo, incluindo conectividade Gigabit LTE, suporte multimídia avançado, machine learning e recursos de segurança de hardware superiores, tudo isso em design portátil, sem ventoinhas, com baixo consumo de bateria. Compatível com o Windows 10, a plataforma Qualcomm Snapdragon oferecerá mobilidade para a computação em nuvem e redefinirá como as pessoas usarão seus dispositivos”.

A novidade poderá permitir, que a Microsoft crie smartphone capaz de executar aplicativos Win32. Como os processadores ARM da Qualcomm serão capazes de emular programas Win32, o famigerado “Surface Phone” poderá ter diferencial único no segmento, posicionando-se à frente da concorrência.

Fonte: via MSPoweruser.