A Microsoft disponibilizou ontem para download a build 14977 do Windows 10 Mobile pelo Fast ring do programa Windows Insider. Segue changelog.

Novidades

Leitura de livros no formato EPUB, no navegador MS-Edge do celular: ao se abrir e-book no Edge, o usuário passa agora a contar com experiência de leitura personalizável (opções de tamanho de fonte, texto, temas – claro, escuro e sépia – , favoritos, função localizar e integração com Cortana – para significado de palavras).

epub

Prós

A Microsoft mudou a tecnologia utilizada na renderização de muitos tipos de conteúdo de aplicativos Universais.

Alarmes disparados a partir de aplicativos de terceiros agora passam a funcionar mesmo durante Períodos de Silêncio.

Foi retirada a opção das configurações de notificação relacionada à possibilidade de se desativar alarme através da tela de bloqueio. Esta configuração continuará a existir apenas nas configurações específicas, em seção separada, dedicada a cada aplicativo.

Notificações das Configurações passam agora a poder ser personalizadas, ou desativadas – opção disponível em Configurações > Sistema > Notificações > Configurações.

Contas de email do Yahoo Mail passam a contar com suporte a OAuth.

Desconectar e reconectar headphone durante reprodução de vídeo eventualmente resultava em interrupção indevida de output de áudio. A falha foi corrigida.

Durante a reprodução de faixas únicas de música, certos aplicativos de reprodução (players) poderiam vir a interrompê-la inadvertidamente devido a falha, agora corrigida.

Ao se fechar aba do Edge, encerrar o navegador, e reabri-lo, eventualmente uma página em branco com a URL da aba fechada na barra de endereço poderia vir a ser exibida. Não mais.

Corrigida falha em que a página das configurações referentes à Tela Inicial não renderizava, quando aberta em monitor secundário, em modo Continuum.

Correções de tradução para o francês e chinês foram efetuadas, tais como “N’oubliez pas” da tela “Até logo” e trechos em inglês onde deveria se ler em chinês.

Corrigida falha relacionada à exibição de notificações na tela de bloqueio. Ao se desativar essa função, reiniciar o telefone e imediatamente acessar o Centro de Ação, enquanto o celular estivesse bloqueado, poderia vir a ocorrer a não exibição de notificações no Centro de Ação, uma vez desbloqueado.

Corrigida falha relacionada ao botão físico do obturador da câmera. O botão poderia vir a não abrir automaticamente o app nativo Câmera, quando em tela apagada, ou Glance Screen.

Contras

Esta build falhará ao se tentar instalar pacotes de fala, idioma e teclado adicionais! Se a build anterior possuir pacotes adicionais, estes serão mantidos durante o processo de atualização contudo.

Windows 10 phones com 8GB de memória interna como o Lumia 550 deverão dar erro 0x800700b7 durante o processo de atualização para esta build. Para maiores detalhes, acessem o seguinte link.

Notificações do tipo Toast de sistema não estão funcionando.

Fonte: Microsoft.