O futuro da Microsoft é tridimensional. No início desta semana, em evento na cidade de Nova York, a empresa foi além de seu trabalho com Hololens e Minecraft. Tornou a criação de conteúdo 3D em princípio fundamental do Windows 10.

Megan Saunders, gerente geral da iniciativa 3D para Windows, falou ao site Techcrunch:

“Hoje, se você olhar para o mercado 3D, a maioria das ferramentas são para profissionais. Se permitirmos que as pessoas acessem-nas mais rapidamente, haverá novas oportunidades. Mais atraentes, mais abrangentes. Queremos ver o que podemos fazer para torná-las acessíveis”.

A resposta, em parte, vem na forma do aplicativo Paint 3D.

Dona Sarkar, responsável pelo programa Windows Insider tweetou ontem sobre a versão mobile, a caminho:

w10m-paint-3d

Paint e o Creators Update representam apenas o primeiro passo para atrair as pessoas para a estratégia 3D mais abrangente da Microsoft. “É um esforço do ecossistema”, explicou Saunders. “Há várias peças sendo movimentadas, mas Paint é especificamente um passo inicial. Qualquer um pode baixá-lo. Além disso, integramos nossa comunidade 3D ao aplicativo”.

Também parte da lista, o recurso que transforma celulares em scanners 3D móveis foi demonstrado no palco pela própria Saunders – usando o HP Elite x3 -, que capturou imagem de castelo de areia durante o evento. “Vamos começar lançando no Windows Phone. Temos muito a aprender sobre a tecnologia. É um tipo de desafio. Investimos muito tempo pensando em como tornar isso fácil, além de querermos estar onde as pessoas estão. Queremos que possam desfrutar da experiência em seus dispositivos”, completou.

Confiram vídeo do app de captura em ação – Lumia 950:

Confiram o aplicativo Paint 3D – disponível para PCs – em ação:

Vídeo promocional do Creators Update – reparem, no início, Lumia da geração Nokia capturando imagem em 3D:

Fontes: Techcrunch e MSPoweruser.