Segue breve review meu do início deste ano:

Descobri recentemente o aplicativo Shutter Band (p/ W 10 M, gratuito) por acaso em uma de minhas muitas leituras pela internet. Achei interessante a ideia de se possuir um botão do obturador da câmera no pulso, na Microsoft Band. Um lance meio James Bond. ; )

Uso a primeira versão do fitness tracker/ smartwatch da gigante de Redmond e curto bastante. É bonita, não a ponho exatamente quando faço exercícios físicos, nem para dormir, apesar dos recursos específicos para estas modalidades (a Band tem 10 sensores – a 2a versão 11, com a adição do barômetro).

Enfim, instalei o Shutter Band em meu Lumia, fixei a Tile do app na tela da MS-Band a partir do próprio app e, pimba! Não funcionou. ; ( Fui até a Band procurar o tal botão do obturador dentro da Tile e só havia uma mensagem de erro (“There seems to be nothing here…” ou algo assim). Algo como: “não tem nada pra vc aqui…”. – Tá bem, tá bem, – pensei. Fui direto na Loja, dei 4 estrelas, e escrevi que não tinha funcionado no meu W 10 M. Fiquei achando que o app funcionava só com a Band 2.

Anteontem o app foi atualizado. Fui foçar o bicho de novo e cismei com o erro. Corri atrás de várias dicas e, a mais evidente e óbvia, diga-se, era a que se tinha que tomar cuidado com o número total de Tiles que a Band suportava na tela. Coisa com a qual, desde o início, já havia me preocupado. São 13 tiles no máximo, gerenciáveis a partir do app Microsoft Health. Aí me ocorreu o seguinte. Quer saber, vou retirar mais uma tile, fiquei com 11 no total, pra ver se funciona. Pimba! Na lata! O app começou a funcionar maravilhosamente, retornei à Loja e dei 5 estrelas pra ele, universalizando a dica, claro, que talvez até seja publicada por eu estar agora no Slow ring do 10 M IP.

Seguem as funcionalidades deste belo aplicativo: tira foto remotamente por bluetooth, grava vídeo também remotamente, claro, liga e desliga o flash da câmera e, por último, alterna entre as câmeras principal e frontal do smartphone.

Confiram também o app Clear my Band (indispensável).