A Microsoft disponibilizou ontem à noite para download a build 14371 do Windows 10 Mobile pelo Fast ring do programa Windows Insider. Segue changelog.

Novidade:

  • Lançamento da nova versão do aplicativo Carteira.

Prós:

  • Corrigida falha em que o ícone das Configurações (engrenagem) desaparecia das telas dedicadas ao uso de aplicativos em segundo plano (Config. > Sistema > economia de bateria) e de dados (Config. > Sistema > armazenamento). Também corrigida falha em que o botão Adicionar (+) era exibido truncadamente, cortado, em certas telas, como na de configurações de Fala. Corrigido bug da tela de configurações da bateria, que ocorria se o parâmetro “intervalo de uso da bateria por aplicativo” (últimas 24 horas, 48 horas, ou uma semana) fosse alterado ao mesmo tempo em que a lista de aplicativos ainda estivesse sendo carregada. Fechava inadvertidamente.
  • Corrigido bug quando da reprodução, via streaming, de arquivos de mídia do OneDrive no Groove Música. Poderia ocasionar alteração repentina de volume do áudio após a mudança automática entre faixas.
  • Corrigido bug em que, ao se tocar em uma notificação no Centro de Ação, uma vez na tela de bloqueio, com prompt dedicado à entrada de senha de desbloqueio exibido, não se obtinha resposta.
  • Corrigida falha, que poderia resultar em esverdeamento, ou forma caleidoscópica, da tela inicial por alguns segundos após se abrir rapidamente o Centro de Ação, fechar, depois girar a tela. Nota do autor: neste ponto, nota-se que os ajustes estão cada vez mais finos. Os relatos de usuários com W phones mais modernos são de que o sistema está muito bom, enquanto a recíproca também é verdadeira. Celulares mais antigos estão sentindo um pouco o avanço acelerado do desenvolvimento, de maneira que, arrisco dizer, ser este um bom momento para se começar a pensar em renovação de hardware (meio pro final do ano). Comprar novo aparelho. Acho que dedicarei artigo ao assunto. O gap de lançamento de novos aparelhos guarda relação com o assunto.
  • Corrigido bug, que poderia vir a resultar em truncamento da primeira palavra pronunciada, quando em navegação via Bluetooth. Também corrigida falha, que poderia vir a resultar em áudio inaudível, quando do uso de certos alto-falantes sem fio (Bluetooth), apesar dos controles de mídia permanecerem funcionais. Otimizada a confiabilidade geral de conexões por Bluetooth em sistemas de carros.
  • Corrigida falha em que o teclado virtual ativo tornava-se o último listado nas configurações de Idioma, incorretamente. Ao invés de primeiro.
  • Corrigido eventual bug causador de travamento, que ocorria ao se desligar os dados de celular, quando da ausência de conexão com a internet.
  • Corrigida falha na exibição do emoji “ninja cat”. Relacionada ao recebimento concomitante de notificação.
  • Corrigida falha em que, ao se lançar mão de comandos por voz da Cortana, quando em tela de bloqueio, ao invés de dizer ao usuário “- Por favor, desbloqueie seu dispositivo”, a assistente digital apenas dizia “Por favor”, seguida de prompt de senha que, uma vez inserida, o comando não era executado. Também solucionado problema no qual Cortana talvez solicitasse senha após envio de mensagem ativado por voz com o smartphone bloqueado, o que não seria necessário.
  • Corrigida falha em que a alteração manual de data e hora talvez não fosse mantida, salva, após reinicialização e conexão com Wi-Fi.
  • Corrigida falha em que a área dedicada à página, no MS-Edge, talvez parasse de responder a toques, após se pressionar a opção “imprimir” do site, se implementada com JavaScript.
  • Corrigido bug causador de possível duplicidade na exibição de ícone de aplicativo, na barra de tarefas do desktop, se subitamente fechado, o aplicativo, inadvertidamente, quando em modo Continuum. Ao abri-lo novamente, ocorria a duplicidade.
  • Corrigida falha com a qual alguns aplicativos não seriam capazes de acessar a seleção de fundo de tela de bloqueio, ou Inicial.
  • Solucionado problema ao se girar a tela do smartphone enquanto se assistia a vídeo através do app Filmes e TV. Bug: cacofonia e quadros (“frames”) exibidos fora de ordem.
  • Corrigido bug em que o botão da câmera eventualmente era exibido, na barra de navegação, no lugar do botão “voltar”, uma vez na tela de bloqueio.
  • Corrigida falha na qual certos aplicativos não rolavam tela automaticamente para a posição correta, após se selecionar caixa de texto. A caixa de texto era ocultada pela barra do aplicativo na base da tela.
  • Corrigido bug inesperado causador de fala do Narrador em ritmo acelerado.
  • Corrigida falha em que ícones de aplicativos exibidos em “splash screens” inesperadamente aumentavam de tamanho, quando abertos em segunda tela via Continuum.
  • Corrigida falha em que a tentativa de se desfazer o pareamento através de Bluetooth nunca era concluída, se ocorrida após reinicialização, e com o dispositivo conectado.
  • Corrigido bug, no back end, causador de travamento de reprodução de lista de reprodução no Groove Música. A partir de agora, se ocorrer alguma falha no back end do app, espera-se que apenas a faixa em reprodução seja afetada e a lista continue a ser reproduzida.

Contras:

  • A Microsoft está mudando o formato do backup de dispositivos Windows 10 Mobile visando à redução do volume armazenado no OneDrive. Como resultado, ao se fazer backup em dispositivo com a build mais recente do W 10 M Insider Preview instalada, depois realizar downgrade para a build comercial, production (10586), e se restaurar o backup, a tela Inicial exibida não será a salva no backup, e sim a com o layout padrão. Os backups prévios realizados pelo usuário também serão perdidos. Então, caso seja necessário retornar à 10586 temporariamente, uma vez na 10586, a Microsoft solicita que seja desabilitado o backup.
  • A Microsoft está investigando consumo de bateria acima do esperado em dispositivos mais antigos, como os Lumias 830, 930 e 1520 (SoC 8974).
  • A Microsoft está investigando problemas de conexão via Wi-Fi. Há usuários reclamando de desconexão inesperada. É solicitado que se vote neste link para que se auxilie na solução.

Fonte: Microsoft.