O site Windows Central teve acesso ontem a versão beta do aplicativo Carteira Microsoft 2.0 e foi às compras. Isso mesmo, às compras! O aplicativo ganhou o recurso “tocar para pagar”, pagamento através de NFC para Windows 10 Mobile.

O app, que funcionou em lanchonete McDonald’s norte-americana, possui agora duas seções distintas: uma dedicada a cartões de débito e crédito, e outra a cartões fidelidade.

Quando aberto pela primeira vez, verifica a Conta Microsoft do usuário e, consequentemente, se há qualquer cartão de crédito ligado à ela – como ocorre na Loja, onde se pode armazenar dados de cartões para facilitar procedimentos futuros de compra -, para que seja então importado, ou adicionado manualmente, scanneado a partir do app.

Uma vez inseridas, as informações são verificadas pela correspondente instituição financeira através de código transmitido por SMS. O banco envia também e-mail comunicando, que “o cartão foi adicionado à Carteira Microsoft no dispositivo”. O usuário pode também optar por um cartão como padrão, para ser utilizado sempre, entre vários registrados.

No ato da compra, nada além de se ter que aproximar o smartphone compatível ao leitor de NFC é necessário. Mesmo com tela de bloqueio “apagada”. Uma notificação do tipo “Push” é recebida após concluída a transação.

Cartões, no Reino Unido, foram testados, mas não aceitos pelo aplicativo. Pode ser, que os EUA apenas sejam contemplados inicialmente.

Cartões de programas de fidelidade podem também ser armazenados manualmente, ou scanneados, e ganhar códigos de barras gerados a partir do app. Podem inclusive ser fixados na Tela Inicial para acesso rápido.

Daniel Rubino escreveu, que o aplicativo, que rodou em build Redstone, na experiência acima, provavelmente debutará com o Update Anniversary do Windows 10 Mobile. A Microsoft ainda não se manifestou.

Fonte: Windows Central via Twitter.